quinta-feira, 23 de junho de 2011

PASSO A PASSO FACEBOOK



O Facebook é actualmente a maior rede social do mundo, com mais de 300 milhões de utilizadores revela-se uma excelente plataforma, não só para utilizadores domésticos como para empresas.

Vamos hoje iniciar uma série de artigos, que servirão como tutorial para uma adequada utilização de esta rede social.

Origens.

O Facebook foi lançado em Fevereiro de 2004, o serviço foi criado por Mark Zuckerberg quando ainda estava na Universidade de Harvard, o que começou como um hobby, rapidamente se expandiu por toda a Universidade.

O serviço foi alastrando para outras Universidades, e poucos meses depois converteu-se na maior rede de estudantes dos Estados Unidos.

De destacar que inicialmente o serviço só estava disponível para estudantes, e não para o público em geral como é o caso actualmente.

Mark Zuckerberg com a fresca idade de 25 anos. Autor da foto : Raphaël Labbé

Criar uma conta.

Vamos sem mais demoras ao que interessa, vamos criar uma conta passo a passo.

Para aceder ao Facebook vamos ao seguinte endereço : http://www.facebook.com/ , de seguida aparecerá o ecrã principal no qual temos que introduzir as nossas informações para criar uma nova conta.

Os campos são todos obrigatórios, não se preocupem com a privacidade dos dados, o que vai ser visível ao público pode ser posteriormente configurado, após o preenchimento cliquem no botão verde que diz “Regista-te”.

Notem que na parte inferior do ecrã podem mudar para outras línguas, caso seja necessário.

De seguida aparecerá o popular ecrã “Captcha”, para evitar spam e bots, basta introduzir os caracteres e clicar novamente em “Regista-te”.



Passos iniciais.

O próximo ecrã vai guiar-nos por quatro passos que temos que seguir, no primeiro aparece uma sugestão de amigos que possivelmente conhece-mos, o mais certo é não conhecerem.

Basta clicar donde diz “Ignorar este passo”, depois de criarmos a conta podemos procurar os nossos amigos mais facilmente.

O segundo passo é para procurar amigos através das nossas contas de email, mais uma vez aconselho que cliquem em “Ignorar este passo”, haverá tempo suficiente para fazer isto depois de termos a conta configurada apropriadamente.

No passo 3 é solicitada mais informação pessoal, aqui podem ou não preencher, a escolha é vossa consoante aquilo que querem mostrar aos outros, de qualquer modo podemos sempre inserir ou alterar estes dados mais afrente, cliquem em “Guardar e Continuar”.

A seguir aparece mais um ecrã com sugestões para escolher mais amigos que certamente não conhecemos, eu sei, é um bocadinho chato não é? Não escolham ninguém a cliquem em “Guardar e Continuar”.

Agora temos que colocar a nossa foto de perfil, temos duas opções “Adicionar uma foto” ou “Tirar uma foto”, não sou minimamente fã das fotos tiradas com a webcam, a ver-se o quarto e tal, o melhor e procurarem uma foto das últimas férias, com alguma paisagem a volta, seleccionem “Adicionar uma foto”.



Agora é clicar em “Procurar” e seleccionar no disco aquela foto das férias, na qual estamos “melhorzito e coisa e tal” :-), após alguns segundos a foto será carregada no vosso perfil no Facebook, não se preocupem se a foto não aparecer logo, ela está lá.



Página Inicial.

Fiuuuu! Finalmente chegamos à nossa página inicial no Facebook, mas ainda não está, como podem ver na imagem seguinte existe um título amarelado à avisar que a conta ainda não está confirmada, têm que a confirmar, se não será cancelada após algum tempo.

Para confirmar temos que ir à nossa caixa de correio, no endereço que utilizamos no início de este processo, e ler os dois emails que temos lá do Facebook, o primeiro é uma mensagem de bem-vindo.

O segundo é o tal que necessitamos para confirmar a conta, basta clicar no endereço que lá está e seremos encaminhados a nossa página inicial, na qual aparecerá uma pequena janela a dizer que a conta foi confirmada.

E pronto já estamos na nossa página inicial, e com uma conta devidamente criada e confirmada, mas não tenham muita pressa em começar a usar o Facebook, ainda falta a parte mais importante, que é as configurações de privacidade.



No próximo artigo vamos ver ao pormenor as configurações da conta, para garantir que não vamos ter a nossa informação a rolar pela Internet feita doida.

Gostaram de este passo a passo, comentem com as vossas questões e opiniões.

Partilhem este artigo nas redes sociais basta clicar mais abaixo donde diz “Bookmark/Share”.

Podem seguir-me no Twitter, subscrever gratuitamente ao Feed RSS e fazerem-se fãs do meu blogue no Facebook, isto tudo na barra direita do blogue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário