quarta-feira, 13 de julho de 2011

TABLET, QUE TREM É ESSE ?



Um tablet PC ou simplesmente tablet é um dispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usado para acesso à Internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos 3D. Apresenta uma tela touchscreen que é o dispositivo de entrada principal. A ponta dos dedos ou uma caneta aciona suas funcionalidades. É um novo conceito: não deve ser igualado a um computador completo ou um smartphone, embora possua diversas funcionalidades dos dois.

Recentemente, foram lançados tablets da Apple (iPad)[1] e da Samsung (Galaxy Tab)[2]. Eles fazem parte de uma nova leva de tablets que possuem um Sistema Operacional feito para eles, ao invés de utilizar o mesmo sistema operacional do computador. Há também tablets chamados de epads, Itablets, zpad, etc.
No passado, foi comum ver no mercado o que chamávamos de Tablet PC: um computador pessoal com o formato de tablete ou prancheta, que pode ser acessado com o toque de uma caneta especial. Desta maneira, o usuário poderá utilizar o computador sem um mouse outeclado.
A maior parte dos Tablet PCs utilizam o Windows XP Tablet PC Edition, ou também o Google Android como sistema operacional, embora tendam a utilizar no futuro o Windows Vista e Windows Seven , dado que algumas versões do novo sistema operativo da Microsoftincorporam já as funcionalidades dedicadas ao Tablet PC, entre elas o Windows Journal e o famoso jogo InkBall. São poucos os que utilizam o sistema operacional Linux.
O Tablet PC vem sendo estudado em vários países. Ele já está circulando no mercado brasileiro. Nos Estados Unidos já é possível encontrá-los por menos 400 dólares. A popularização deste tipo de computador começa a se dar com o lançamento do iPad, da Apple - marca responsável pela difusão dos players de MP3 com o iPod. A HP entrará na disputa com o Slate 500 Tablet PC[3]. Apesar de chegar atrasada no mercado, a HP pode se tornar competitiva pois inseriu em seu equipamento ferramentas que não constam no aparelho da Apple(como câmera para videoconferência, portas USB, Entrada para cartão de memória e plugin para visualização de documentos em Flash e o sistema operacional Windows 7.
Outra novidade entre os Tablets vem da Lenovo[4] - que lançou na CES 2011 seu Tablet Híbrido. O IdeaPad U1 Hybrid[5] utiliza sistema operacional Android, porém pode ser acoplado a uma base com teclado que o transforma em um notebook com sistema operacional Windows® 7.
Há ainda os Tablets que são mais em conta, como os Eken M001[6], M002, M003, M005, M006, M009 e demais[7][8].

Nenhum comentário:

Postar um comentário